Case de Sucesso Petrorio

Petrorio adquire base de 6.000 itens do catálogo Astrein

A empresa

A Petrorio é uma empresa de capital aberto brasileira, dedicada à produção, exploração, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados, com sede na cidade do Rio de Janeiro. A Petrorio, tem adotado como estratégia de crescimento, o incremento da produção através da aquisição de ativos em produção, implementação de gestão eficiente de reservatórios, reexploração, gestão da performance operacional, redução dos custos de produção e das despesas corporativas.

O escopo do projeto

O projeto iniciou-se em janeiro de 2018, quando a Petrorio buscava uma solução para melhorar as descrições dos cadastros de materiais que eram muito genéricas e impactavam nas operações de compras, logística e fiscal da companhia.

A Astrein foi escolhida para realizar um projeto que envolvia a compra de uma base de 6.000 itens do catálogo Astrein e estabelecimento de uma central de cadastros com atendimento terceirizado. Os itens selecionados do catálogo continham descrições curta e longa padronizadas, nos idiomas português e inglês, categorização por famílias em dois níveis e classificação fiscal NCM. A estratégia adotada foi de se criar uma base inicial, a qual seria complementada conforme a demanda de novos itens no dia a dia. Em média são incrementados de 300 a 800 novos itens padronizados mensalmente, onde estes são carregados automaticamente via integração desenvolvida entre o sistema SSA-CAD da Astrein com o ERP Totvs da Petrorio.

Benefícios obtidos

Com a implantação da Central de Cadastros, a Petrorio obteve benefícios como a facilidade na consulta de itens no sistema SSA-CAD, ganhos em negociações de compras através do aumento da qualidade das informações, visibilidade para comparação e gestão das transações e contratos, além de atuarem com uma base unificada, com assertividade da classificação fiscal NCM, entre outros pontos.