Fórum de Implementação tecnológica

O que Gestão de cadastros tem a ver com o Tecnologia ?

Esse tema foi debatido em uma das plenárias no dia 25 de abril de 2019 no Fórum de Implantação Tecnológica.

Hoje quando se fala em tecnologia para o setor de bioenergia ou agronegócio a maioria pensa logo em Sistemas Supervisórios Inteligentes, RFID, Sistema de Manufatura (MES), Drones, Inteligência Artificial, mas muitas vezes relegam a necessidade de se ter dados confiáveis para que estas tecnologias funcionem em todo seu potencial.

Você construiria sua casa sem se preocupar com a solidez da fundação onde esta será erguida?

A empresa Astrein foi fundada para suprir parte desta demanda por dados confiáveis e de qualidade e faz isso a mais de 30 anos. Na década de 90, as empresas nacionais buscam aumentar suas produtividades e reduzir seus custos através das novas tecnologias da época. Os primeiros computadores portáteis começavam a se tornar acessíveis aos negócios e empresas como a Astrein passaram a desenvolver sistemas para ajudar a atender as demandas do mercado. Um paralelo com a época atual são novas tecnologias como Inteligência Artificial, Robotização, por exemplo.

A Astrein fez o primeiro sistema de gestão de manutenção para Computador Portátil (PC), o SIM – Sistema Informatizado de Manutenção. Se as máquinas parassem, o sistema de controle de produção abria uma ordem de manutenção corretiva e acionava uma equipe para o conserto. Estruturávamos também planos de manutenção preventiva das máquinas, e esses definiam quando as trocas de partes e peças seriam necessárias (por data pré determinada ou por horas de funcionamento). A questão é que o sistema abria uma ordem de serviço automaticamente, enviava ao operador, mas este ao pesquisar se tinha realmente a peça a trocar, as informações nem sempre estavam corretas e as ordens não podiam assim ser atendidas plenamente. De 30 a 35% das ordens não eram atendidas por falta da peça correta para a manutenção. A partir deste entendimento, a Astrein começou a realizar saneamento de cadastros e estabelecer processos para manter a qualidade dos dados mestres nas empresas.

Mas qual a relação desta história com o Fórum? Simplesmente as situações são muito parecidas, pois estamos falando em implantar sistemas de ponta para melhorar produtividade e reduzir custos, mas sabemos que os cadastros são chaves, são essenciais para que os resultados sejam otimizados.

Imagine a situação de um cadastro de itens com multiplicidades, itens genéricos, mal categorizados e classificados fiscalmente de forma errada? Quais impactos que estes problemas irão gerar para toda companhia? Nem os sistemas mais modernos existentes dariam bons resultados sem antes tratar os dados.

Quem nunca passou por uma situação de analisar um relatório ou um gráfico e questionar se os dados estavam corretos?

Gestão de dados é a base, o pré-requisito para a mudança tecnológica das empresas. Ignorar a necessidade de se tratar e obter uma base de dados com qualidade é correr riscos na certa.

Veja as fotos do debate realizado que nosso diretor Alexandre participou: