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Valeo

Gestão de Manutenção

Valeo utiliza o SIM para informatizar planos de manutenção.

Este projeto teve como objetivo a implementação dos planos de manutenção no SIM – Sistema Informatizado de Manutenção, onde anteriormente todas atividades eram controladas manualmente em papel, apresentando desvantagens como: perda de documentação, dificuldade de atualização das ordens executadas, dificuldade de alterações no planejamento causando reimpressões e alterações manuais, dificuldade na totalização das horas homens empregadas nas atividades.

Para resolver estas limitações, foi desenvolvido o projeto chamado de “Plano Preventivo de Manutenção Informatizada”, o qual consistiu em: Compilação dos procedimentos de manutenção preventiva e inspeção, Cadastramento das Ordens de Serviço sistemáticas associando os planos de manutenção aos equipamentos e definindo as respectivas periodicidades com respectivos planos e periodicidades, mão de obra, Orientação aos gerentes e chefes para obtenção de melhores resultados em relação à disponibilidade, confiabilidade e produtividade dos equipamentos e das equipes de manutenção, tendo em vista as análises dos relatórios gerenciais e estatísticas.

Os benefícios obtidos com este projeto foram:

• Melhor visualização via sistema de todas atividades de manutenção por períodos, com detalhes sobre a carga de trabalho (HH), por pessoa, por equipamento, localização geográfica etc… Antes realizavam as atividades através de fichas impressas e existia grande possibilidade de não se realizar todas atividades.

• Facilidade para Gestão e Execução das atividades como:

• Melhor aproveitamento do tempo devido a eliminação da digitação das atividades, como aprovações eletrônica do plano de trabalho.

• Aumento de confiabilidade no sistema pois modificações são realizadas somente pelos supervisores,

• Associação das ordens de serviço (O.S.) com os formulários e fichas de manutenção.

• Redução do número de documentos através da associação das O.Ss com as Fichas de Manutenção.

• Melhor apresentação das atividades realizadas e previstas para auditorias/clientes, eliminando a defasagem entre a execução e o registro no sistema.

• Flexibilidade para alterar periodicidade das atividades, criar novas atividades, etc… Antes tinham que re-imprimir a Ficha de Manutenção, destacar/pintar o que já havia sido feito e solicitar a nova assinatura da chefia.

• Procedimentos padrão podem ser alterados e atualizados em tempo real, exemplo: inclusão de novas atividades.

• Redução de manutenções devido a distribuição real das atividades, não simplesmente conforme calendário, mas sim horas registradas, trabalhadas,etc.

• Facilidade de abertura de solicitações de serviços de manutenção através da Internet.

• Melhor disponibilidade operacional, reduzindo as paradas imprevistas dos equipamentos e possibilitando produção máxima com os equipamentos e instalações existentes;

• Aumento da confiabilidade dos equipamentos, tornando os equipamentos e instalações disponíveis para uso no momento que se precisa deles;

• Desenvolvimento das pessoas, promovendo a participação ativa da equipe e criando o novo ambiente da manutenção;

• Disseminação do planejamento das atividades, tornando o trabalho organizado e obtendo alta produtividade na equipe;

• Implantação da nova visão para a manutenção: A manutenção como fator gerador de lucro na empresa.
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  • Cliente Valeo
  • Data 23 de agosto de 2012
  • Tags Case Manutenção, Cases
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