Contate-nos: +55 11 2824-5100 - contato@astrein.com.br

Modine

Empresa implementa software para obter melhor gestão do estoque e controle das ordens de serviço

Modine aprimora manutenção industrial com solução da Astrein

Líder global em soluções para gerenciamento térmico, a Modine chegou ao Brasil em 2005, a partir da compra da empresa Radiadores Visconde, com sede em Guarulhos. A empresa fornece equipamentos para áreas da construção, indústria e, principalmente, montadoras de carros, caminhões e ônibus, áreas que consomem 60% de toda a produção. Com intensa atividade de manutenção industrial, a empresa optou por implementar o software SSA da Astrein, empresa especializada em soluções e software para gestão de ativos, facilities e cadastro, a fim de otimizar a gestão do estoque, reduzir os custos com manutenção e aumentar a disponibilidade das máquinas e equipamentos.

Com duas plantas industriais, uma direcionada para equipamentos em cobre e latão e outra em alumínio, a empresa soma 380 máquinas e equipamentos, 190 moldes, 350 dispositivos e 290 ferramentas. Para manter tudo em pleno funcionamento, a Modine conta com equipe de manutenção formada por 10 mecânicos, 8 eletricistas e 15 ferramenteiros, que atendem 950 ordens de serviços mensais, sendo 5 preditivas, 165 preventiva, e 350 corretivas; as demais são melhorias e manutenções planejadas.

Valter Oliveira, planejador de manutenção da Modine, conta que, antes de da implementação do SSA da Astrein, todo o controle da manutenção era feito manualmente, o que acarretava frequente perda de dados, falta de informação para a equipe e muito retrabalho. “Além da falta de controle de estoque, existia muita perda de informação sobre as ordens de serviço realizadas, não tínhamos o histórico dos equipamentos e nem os registros de atendimento organizados”.

Outra necessidade da empresa era melhorar a gestão do estoque, pois, muitas vezes, quando a equipe precisava de peças para reposição, as mesmas não eram encontradas no almoxarifado. “As peças eram retiradas sem controle e o sistema acabava ficando sempre desatualizado”, explica Oliveira. A Astrein foi designada a criar uma ferramenta para o gerenciamento do estoque. Após a implementação da solução o almoxarife não interfere mais na retirada do material e a própria equipe é responsável por fazer o registro das peças que são retiradas. Atualmente a Modine conta com 18 mil itens de manutenção disponíveis.

A empresa também passou a criar mapas para realizar manutenções preventivas, o que também auxilia no cumprimento das normas das auditorias. “Passamos nas auditorias de todas as montadoras”, afirma Oliveira. “Realizamos um mapa semestral e vamos acompanhando passo a passo todas as ações preventivas. Com o mapa o auditor pode conferir que a manutenção está sendo realizada corretamente e que a empresa mantém o estoque mínimo exigido de alguns itens críticos”, completa.

Futuramente a Modine pretende ampliar o projeto com a implementação do módulo ILP (inspeção, lubrificação e preditiva), inserir leitor de código de barras no estoque e criar um inventário cíclico para substituir o inventário anual.

  • Cliente Modine
  • Data 18 de outubro de 2013
  • Tags Case Manutenção, Cases, Soluções
Back to Top