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Ipiranga

Gestão de Manutenção

Ipiranga – Aumento em 10% da disponibilidade dos equipamentos de lubrificantes e redução dos custos de manutenção sobre o faturamento em aproximadamente 40%

A IPIRANGA, uma das empresas líderes de mercado na distribuição de combustíveis e lubrificantes utiliza o software da Astrein, o SIM, desde 1998 para gerenciar suas atividades na área de manutenção.

O software foi adquirido inicialmente para dar suporte a implantação do sistema de garantia da qualidade (ISO 9000) no departamento de manutenção e foi escolhido o software da Astrein devido à marca que já era conhecida no mercado e algumas indicações de outros clientes SIM.

“Sempre passamos com louvor pela auditoria do ISO 9000” diz Sylvio Neto Supervisor de Manutenção da Ipiranga.

A partir de 1999 a utilização do SIM foi ampliada e até hoje são utilizados todos os módulos do sistema, incluindo: lubrificação, controle de estoque e fichas técnicas. Em breve será realizado um novo up grade para a versão 7.0 que irá permitir uma melhor apresentação das telas e um número maior de possibilidades de relatórios para análises.

O projeto, desde o seu piloto até seu funcionamento prático total do software, levou em média 1 ano e 3 meses e atualmente 1.300 equipamentos são gerenciados pelo SIM, como: moto bombas, equipamentos de lubrificantes, tanques, reatores, dosadoras, encartonadoras, paletizadoras, esteiras, elevadores, entre outros.

“O SIM possibilita o gerenciamento de todas as atividades da manutenção, reduzindo custos, aumentando a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, monitorando os indicadores das atividades do departamento” diz Sylvio Ferreira Neto.

Aproximadamente 18 funcionários da área de manutenção utilizam o software da Astrein para gerenciamento das atividades diárias junto com uma equipe de apoio, formada por engenheiros e analistas. Através do SIM são controladas atividades das especialidades: mecânica, elétrica, eletrônica, pintura, hidráulica, refrigeração, empilhadeiras e edificações.

Melhorias alcançadas pela IPIRANGA após a utilização do sistema:

•Aumento da disponibilidade com confiabilidade dos equipamentos.
•Redução dos atendimentos corretivos.
•Implantação das atividades sistemáticas – Preventivas/preditivas/lubrificação.
•Otimização da utilização dos recursos( humanos/materiais e financeiros).
•Implantação do controle dos estoques de materias.
•Rastreabilidade das atividades de manutenção.
•Monitoramento das implementações de normas técnicas e ISO 9000.
Os principais indicadores da manutenção alcançados foram: aumento em 10% da disponibilidade dos equipamentos de envase de lubrificantes; redução dos atendimentos corretivos em 50%; redução dos custos de manutenção sobre o faturamento em aproximadamente 40%.

  • Cliente Ipiranga
  • Data 23 de agosto de 2012
  • Tags Case Manutenção, Cases
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