Contate-nos: +55 11 2824-5100 - contato@astrein.com.br

Grupo COSAN

Solução para padronização de cadastro

Utilização do software Shared Services Astrein possibilita o saneamento do cadastro de materiais com mais de 130 mil itens.

A Astrein – empresa que fornece soluções voltadas ao gerenciamento de processos nas áreas de Suprimentos, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Manutenção, está implantando na base de cadastro de materiais da Cosan, maior produtora e processadora de cana de açúcar do mundo, além da maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, o software Shared Services Astrein para automação da Central de Cadastros.

O trabalho executado pela Astrein na Cosan abrange o desenvolvimento de Padrões de Descrição de Materiais (PDMs), a padronização e enriquecimento das descrições dos itens existentes, a eliminação de multiplicidades, a classificação fiscal dos itens para adequar-se ao SPED e um modelo de governança integrado com sistema de cadastro de materiais do SAP para garantir a unicidade e rigor técnico durante a inclusão de novos itens no cadastro.

Todo esse processo teve como base acompanhar o ritmo de expansão da Cosan, que nos últimos anos adquiriu usinas de diferentes regiões do Estado de São Paulo, com categorias, culturas e sistemas diferentes. “Isso exigiu a implantação de vários processos de reestruturação, como na área de Suprimentos, que teve uma grande ampliação do cadastro de materiais, com a consequente dificuldade para sua padronização e consolidação”, afirma Carlos Martins, diretor de Logística Integrada da Cosan, acrescentando que o trabalho ofereceu à empresa uma visão estruturada sobre o histórico de relacionamento com os fornecedores de materiais de cada unidade de negócios, bem como dos preços praticados e do status de cada um deles em relação à Cosan.

“Com essas ações, além de relatórios confiáveis, a partir de diferentes pontos de vista, e da maior flexibilidade para organizar as informações de acordo com a necessidade de cada setor, ganharemos agilidade, pois uma vez saneados os itens ganham especificação de compra completa, proporcionando redução de erros e processo de compras automático praticamente sem qualquer intervenção”, afirma Martins.

O projeto deve ser concluído em agosto de 2010, quando aproximadamente 100 profissionais da Cosan que estão envolvidos no processo, passarão a utilizar a solução Astrein para realizar a governança do cadastro.

Sobre a COSAN

O Grupo COSAN é o único player totalmente integrado do setor de energia renovável, estando presente em todos os elos da cadeia de valor do setor sucroenergético. Possui 23 unidades produtoras, sendo 21 em São Paulo e duas em construção, uma na cidade de Jataí (GO) e outra em Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários. Além disso, atua no varejo com as marcas Da Barra e União, no segmento de distribuição de combustíveis por meio da marca Esso e na produção e distribuição de lubrificantes automotivos e industriais com a marca Mobil. Com capacidade de moagem atual de cerca de 60 milhões de toneladas/ano, a Cosan é a maior companhia do mercado sucroenergético brasileiro, além de um dos maiores produtores e exportadores de açúcar e etanol do mundo.

  • Cliente Grupo COSAN
  • Data 23 de agosto de 2012
  • Tags Case Cadastros, Cases
Back to Top