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SnagR

EZTEC reduz tempo da inspeção de obras para menos de uma hora por unidade finalizada com plataforma SnagR da Astrein

Construtora já obteve ganhos significativos em produtividade para agilizar a inspeção de qualidade das unidades antes da entrega das chaves aos clientes

Criada como sociedade anônima em 2006, a EZTEC Empreendimento e Participações S/A, pertencente a holding Eztec, com mais de 40 anos de experiência no mercado de construção civil, adotou em 2014 a plataforma mobile para inspeção de obras, SnagR, distribuído no Brasil pela Astrein, empresa especializada em soluções para gestão de ativos, gestão de facilities, centrais de cadastros e inspeção de obras. Com o projeto, a construtora já conseguiu melhorar o desempenho da produtividade, simplificar a execução e facilitar a obtenção de indicadores para vistorias de qualidade de obras.

Segundo Edvaldo Ferreira, engenheiro civil e gerente de planejamento da EZTEC, a coleta de informações aplicada nas vistorias de qualidade dos empreendimentos era realizada de maneira totalmente manual e, ao chegar no escritório, os dados tinham de ser registrados também de maneira manual às planilhas de controle para apresentação dos relatórios em PDF à engenharia, o que exigia muito das equipes envolvidas.

“O tempo gasto nestes processos, em obra, chegava a mais de uma hora de vistoria por unidade (apartamento ou conjunto comercial) construída. E ainda, era utilizado mais cerca de 20 a 30 minutos no escritório da empresa para passar os dados coletados em campo para as planilhas de conformidades dos apartamentos antes da realização da entrega das chaves aos compradores. Levando em conta que cada empreendimento pode ter de 80 a mais de 400 apartamentos, o tempo total gasto era elevado. Hoje, todo o procedimento, da inspeção à análise de cada apartamento no escritório, leva menos de uma hora para ser realizado”, afirma o engenheiro.

Com a implementação do SnagR, os inspetores da EZTEC podem registrar os defeitos dos imóveis através de tablets com a plataforma de inspeção instalada, agilizando a coleta e envio de dados para o escritório e engenharia da obra de forma totalmente digitalizada, facilitando a elaboração de relatórios e gerando dados para indicadores de qualidade das obras em tempo bem próximo do real, já que as informações são enviadas para os engenheiros e coordenadores de obra via web direto para aparelhos móveis ou desktops, facilitando a rápida atuação das equipes para os ajustes necessários. “O ganho de agilidade e precisão dos documentos gerados é enorme, conseguimos inclusive diminuir o número de funcionários envolvidos na elaboração dos relatórios, atualmente uma pessoa consegue realizar o trabalho de consolidação das informações que era realizado por quatro, e em menos tempo”, destaca.

Ainda de acordo com o gerente de planejamento, os benefícios da mobilidade e facilidade de acesso aos dados chegaram na hora exata para a EZTEC, que tem trabalhado com afinco para atender a todas as oportunidades do boom do mercado de construções. “Há alguns anos, o setor tem apresentado um aumento significativo no número de empreendimentos, especialmente prediais, gerando um volume intenso de ações que envolvem: orçamentos, demandas aos fornecedores, emprego de mão de obra, avaliação e entrega de unidades, etc. E o SnagR se tornou uma solução essencial para não perdermos qualidade em um período em que as operações chegam ao limite”, diz Edvaldo Ferreira. Atualmente, a construtora está aplicando a plataforma de inspeção em oito obras em andamento.

Para Alexandre Siqueira, diretor comercial e de marketing da Astrein, os maiores benefícios que a solução pode trazer para o setor são a redução de custos e ganho de produtividade. “Sabemos que o sonho de toda construtora é fazer mais com menos, é aí que entra o SnagR, possibilitando desafogar processos que envolvem muitas pessoas para efetivar ações manuais e burocráticas, como preenchimento de planilhas, importação de dados para diferentes plataformas (da escrita para o digital, por exemplo), pois a plataforma móvel já realiza todos esses procedimentos para as empresas chegarem aos resultados mais rapidamente”, finaliza.

  • Cliente EZTEC
  • Data 9 de junho de 2016
  • Tags Case SnagR, Cases
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