Contate-nos: +55 11 2824-5100 - contato@astrein.com.br

Construtora Norberto Odebrecht

Solução de central de cadastros

Projeto vem colaborando na padronização dos dados mestres da construtora

A Construtora Norberto Odebrecht – a maior da América Latina, pertencente ao Grupo Odebrecht – implantou um projeto de informatização de sua central de cadastro de materiais, serviços e fornecedores com tecnologia da Astrein – empresa que oferece soluções voltadas à gestão de processos nas áreas de Suprimentos, Financeiro, RH, TI e Facilities. Com o projeto, que teve sua primeira fase finalizada em Abril de 2009, a empresa ganhou agilidade e precisão em seu processo de compra de materiais em mais de 40 obras realizadas pela empresa no Brasil. A expectativa é de o sistema possa ser utilizado também nas obras da Odebrecht no exterior a partir de 2010.

Antes da implantação do software Shared Services Astrein, a Construtora Norberto Odebrecht não contava com uma solução que centralizasse e organizasse os cadastros de materiais da Curva A, os mais importantes da companhia. “Com a implantação do projeto cada obra passou a solicitar os materiais que precisa por meio da solução, que é acessada via Web. A Central de Cadastros recebe a solicitação e padroniza a descrição do item integrando-o ao ERP Oracle de forma automática”, explica Bruno Koehler Salles, consultor responsável pela implantação da solução Astrein na Odebrecht. Desta forma, foi criada uma relação cliente-fornecedor nos processos internos e cada uma das unidades vêm podendo manter maior foco no negócio, reduzindo o trabalho e o retrabalho com atividades de retaguarda.

O projeto também vem colaborando para a padronização dos materiais adquiridos pela construtora, uma vez que cada produto solicitado tem seus padrões de descrição armazenados no sistema mais rapidamente, e de forma que não existam cadastros duplicados. “Atualmente, o Shared Services Astrein já conta com cerca de 400 mil itens registrados, e mensalmente cerca de três mil novos são colocados no sistema. Hoje em dia, uma obra não solicita mais, por exemplo, uma ‘tinta vermelha’, mas sim uma ‘tinta vermelha com especificação X, Y e Z ’”, afirma Salles.

A implantação da central de cadastros foi parte do projeto de implantação do ERP Oracle na Construtora Norberto Odebrecht, que entrou em operação em Abril de 2009.

Sobre a Odebrecht

Fundada em 1944, a Organização Odebrecht atua em negócios diversificados, nas áreas de Engenharia e Construção, Óleo e Gás, Empreendimentos Imobiliários, Saneamento e tratamento de efluentes, de Química e Petroquímica e de Açúcar e Etanol. Contam com o apoio de instituições auxiliares em seguros e garantias e em previdência privada.
Seus 87 mil integrantes trabalham em países da América do Sul, América Central, América do Norte, África, Europa e Oriente Médio. Desenvolvem ações voltadas a sustentabilidade nas comunidades em que estão presentes. A atuação de cada um deles tem como referência uma filosofia empresarial própria, nascida e aprimorada na prática: Tecnologia Empresarial Odebrecht. Entre os princípios fundamentais dessa filosofia estão a confiança nas pessoas, a satisfação dos Clientes, a descentralização, a parceria entre os Integrantes, o retorno dos Acionistas e o reinvestimento dos resultados.

  • Cliente Construtora Norberto Odebrecht
  • Data 23 de agosto de 2012
  • Tags Case Cadastros, Cases
Back to Top