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Alusa Holding

Central de Cadastros

Alusa Engenharia implanta solução de Central de Cadastros da Astrein

A Alusa Engenharia – empresa da Alusa Holding que atua com serviços especializados nos mercados de energia, construção civil, petróleo, gás e mineração – está em fase final de implantação de um projeto de padronização e saneamento de toda a sua base de cadastros de materiais e serviços. O projeto, desenvolvido pela Astrein – empresa que oferece soluções voltadas à gestão de processos nas áreas de Suprimentos e Manutenção – teve início em novembro de 2009 e deve terminar nos próximos meses, proporcionando diversos ganhos para a companhia, entre os quais a possibilidade de aumentar a qualidade dos dados, realizar compras mais rápidas, realizar análises de preços e consumos e capturar ganhos de compras em escala.

Antes da implantação da solução de Shared Services Astrein (SSA), a Alusa Engenharia sentia falta de padronização, uniformização e centralização das informações sobre os milhares de itens cadastrados em sua base de materiais de compras. “Faltava histórico de compras e das negociações com os fornecedores”, afirma José Eduardo da Silva, supervisor de Planejamento da Alusa, acrescentando que existiam diversas nomenclaturas para um mesmo item, muitas vezes com preços distintos.

Para contribuir para a solução desta demanda, a companhia contratou a Astrein. Dividido em duas fases, o projeto contempla, em sua primeira etapa, o saneamento da base de 13 mil itens cadastrados na base de materiais e serviços da Alusa. “Toda a base será completamente padronizada”, diz Silva, lembrando que a solução da Astrein trabalha de forma integrada com o sistema de gestão empresarial da Alusa, para permitir a requisição online de materiais por parte da equipe da empresa. “Com isso os usuários poderão solicitar novos itens a partir de formulários eletrônicos com itens, especificações e descrições uniformizadas”, reforça.

Com a finalização da primeira fase do projeto a Alusa Engenharia já espera uma redução significativa nos custos dos processos de compra, ganhando mais agilidade e se adequando às exigências do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) do Governo Federal, que exige total controle sobre os cadastros de produtos, clientes e fornecedores de uma empresa.

A segunda fase do projeto contemplou a implantação de um modelo de governança do cadastro de materiais da companhia, que tem como objetivos agilizar o processo de manutenção de itens, evitar a inserção de itens repetidos, garantir a utilização da metodologia de padronização de informações e disseminar seu uso nas unidades regionais da empresa. “A partir do trabalho da Astrein criaremos as bases para um controle contínuo sobre nosso cadastro de materiais”, destaca.

Alusa Holding

A Alusa Holding, grupo brasileiro de infraestrutura, consolidou, ao longo de 50 anos de atividades, uma trajetória pautada pelo crescimento contínuo e consistente, diversificação de suas atividades, empreendedorismo, profissionalismo, modernidade, valorização de seus recursos humanos, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e engajamento com seus stakeholders.

Por meio de contratos de concessão, a Alupar Investimento, um dos braços da Alusa Holding, consolida sua atuação como a maior empresa privada no gerenciamento de projetos de transmissão e geração de energia do País.

Por meio da Alusa Engenharia, a Alusa Holding atua como executora de projetos, obras e serviços nos segmentos energia elétrica, petróleo, gás e construção civil no Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e Peru.

E, por intermédio da Cavan, a Alusa Holding, mantém a liderança na fabricação de pré-moldados em concreto, com diversas instalações industriais em todo o País.

  • Cliente Alusa Holding
  • Data 28 de junho de 2013
  • Tags Case Cadastros, Cases
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