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Araújo Abreu

Gestão de Facilities

Araújo Abreu utiliza o software SIM – Sistema Informatizado de Manutenção e obtém ótimos resultados no contrato de gestão de serviços na central Globo de Produção – RJ

Este estudo de caso demonstra os resultados obtidos pela Araújo Abreu Engenharia no contrato de gestão de serviços da Central Globo de Produção – RJ (TV Globo/Projac), utilizando o SIM – Sistema Informatizado de Manutenção – desenvolvido pela Astrein Engenharia de Manutenção.

Araújo Abreu

Fundada em 1922, atua na área de manutenção há 22 anos em 14 segmentos do mercado, destacando-se os de telecomunicações, televisão, seguros, indústria, condomínios e comércio.

Presente em todos os estados do Brasil e também na Argentina, realiza serviços de manutenção em mais de 1.000 pontos distribuídos por todo o país.

Dispõe de tecnologia em automação e operação para co-geração de energia e tem certificados ISO 9001 e ISO 14001 exclusivos para CGP-Rio.

CGP-Rio

A Araújo Abreu iniciou o contrato de gestão de serviços em 1997 atuando nas áreas de elétrica, hidráulica, ar condicionado e civil. Em 1999 ampliou sua atuação dentro do complexo iniciando a operação do sistema de automação com mais de 3.000 pontos.

Em 2002 ampliou ainda mais sua atuação com a inauguração da central de co-geração, responsável de pela geração de 4.9 Megawatts.

Em 2005 assumiu a estação de tratamento de água e esgoto.

Dados do contrato

A área total do complexo é de 168.000 m 2 e a equipe de serviços é formada por 192 profissionais. São realizados em média 6.300 atendimentos por mês, acumulando 490.000 OSs já realizadas entre 1997 e 2004. Dos 7.000 equipamentos cadastrados no sistema pelo menos 2.800 deles recebem intervenção periódica mensal.

O SIM – Sistema Informatizado de Manutenção – está disponível em 15 terminais de rede exclusivos, utiliza servidor Windows 2000, banco de dados Oracle e equipamentos coletores de dados tipo PalmTop para realização de inspeções.

A maior parte dos relatórios gerenciais (90%) é produzida com dados do SIM e a Araújo Abreu realiza auditorias e reuniões de melhorias constantes a fim de propor ações pró-ativas.

Os seguintes indicadores são avaliados periodicamente:

•Tempo médio de atendimento;
•Avaliação de satisfação;
•Aproveitamento da equipe;
•Número de atendimentos;
•Ações pró-ativas e custo de manutenção.

Resultados obtidos
O quadro abaixo apresenta os resultados obtidos pela equipe da Araújo Abreu na CGP-Rio, demonstrando que o uso da tecnologia da informação na gestão de contratos de serviços proporciona alta produtividade à equipe, aumento de satisfação do cliente e alta redução de custos.

Indicadores 1997 2004
Tempo Médio de Atendimento 2,81 Horas 2,59 Horas
Avaliação de satisfação Base de 4.500 usuários/mês 20% Ótimo 57% Bom 10% Regular 2% Ruim 11% não opinaram 34% Ótimo 60% Bom 4% Regular 2% não opinaram
Aproveitamento da equipe 54% do disponível 74% do disponível
Média de atendimentos/mês 2.388 6.349
Ações pró-ativas da Equipe (em relação aos chamados solicitados) 10% 22,6%
Custo de manutenção/m2 R$ 2,25 R$ 2,70
Variação de custo + 20%
Variação do IPCA + 76%
Redução de custo – 32%
Área atendida 86.420 m 2 164.000 m 2
Equipe 108 192

  • Cliente Araújo Abreu
  • Data 23 de agosto de 2012
  • Tags Case Facilities, Cases
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