A importância da Gestão da Manutenção no cenário atual e perspectivas

IMAGEM-MRO-NOVO-menor

Como é o setor de manutenção industrial em geral e no Brasil?

Em todo o mundo a manutenção industrial é peça fundamental para maximizar a eficiência dos equipamentos e o retorno sobre os investimentos em máquinas e instalações. É através da boa aplicação de planos de manutenção preventiva, incluindo lubrificação, trocas programadas e inspeções preditivas, que se consegue a redução das falhas dos equipamentos e redução dos lucros cessantes. É também a partir da boa gestão de manutenção que se prolonga a vida útil dos equipamentos e se reduz o consumo de energia e combustíveis.

A cada dia que passa as empresas valorizam mais a área de manutenção, pois cada hora trabalhada salva ou cada centavo economizado vai direto para a linha de lucro líquido do balanço. Seja com equipes internas ou terceirizadas, a área de manutenção vem utilizando instrumentos, software e técnicas de gerenciamento modernas para cumprir seu papel e adicionar competitividade as empresas.

Qual é o cenário hoje para o setor?

Nestes tempos de retração de investimentos, quando não há dinheiro para modernização do parque de máquinas, a manutenção assume papel de maior importância dentro das empresas, pois é preciso continuar produzindo com os mesmos equipamentos e de maneira mais eficiente possível. Desta forma, os próximos anos são promissores para a área de manutenção, onde as empresas vão buscar performance adicional sem desembolsar dinheiro novo.

Em adição a estas questões de investimento x performance, temos a questão dos regulamentos, como aqueles da FDA (Food and Drug Administration) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que exigem da área de manutenção controles rígidos para o processo produtivo incluindo as ações de manutenção nestes equipamentos. Esta exigência de compliance, ou seja, de estar alinhados às regras e regulamentos do setor leva o setor a buscar sistemas para se adequar a estas normas.

Quais são as perspectivas para o mesmo?

A perspectiva é de crescimento, seja para empresas que terceirizam a manutenção sejam para os departamentos próprios ou empresas de consultoria/software. Sem o apoio destas, a tarefa de melhor especializar e organizar as atividades de manutenção fica mais lenta e mais difícil.

Qual o perfil da empresa Astrein?

Astrein é uma empresa que iniciou sua atuação na área de manutenção 1978 ministrando treinamento técnico e realizando consultoria para implantação de departamentos de manutenção. Na década seguinte desenvolveu o 1º. Software nacional para gerenciamento de manutenção e conquistou a liderança neste segmento desde então, fornecendo a solução completa para aqueles que buscam uma solução completa, de fácil instalação e uso, 100% via internet, via tablet e celulares, atendendo demandas gerenciais, táticas e operacionais.

Solicite mais informações através do e-mail: contato@astrein.com.br ou ligue para 11 2824-5100 (Opção 3).