Uso de tablets nas grandes empresas cresce apenas 9% em um ano

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As empresas brasileiras estA?o adotando cada vez mais a mobilidade e o social no seu dia-a-dia. Essa A� uma das conclusA�es daA�TIC Empresas 2013, pesquisa desenvolvida pelo ComitA? Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da InformaA�A?o sob os auspA�cios da Unesco (CETIC.br).

Em sua nona ediA�A?o, a TIC Empresas procurou medir o alcance e impacto das TIC no setor produtivo do PaA�s. Foram entrevistadas 6.429 empresas brasileiras de onze setores econA?micos, com 10 ou mais pessoas ocupadas, em todas as regiA�es do Brasil.

De acordo com os coordenadores do estudo, o crescimento da mobilidade se expressa pelo uso crescente dos celulares corporativos a�� que chega a 71% nas empresas de pequeno porte e 96% naquelas de grande porte a��, alA�m do aumento no uso de tablets e conexA�es 3G. Os tablets estA?o presentes em 21% das organizaA�A�es, frente a 19% em 2012. O aumento mais acentuado foi registrado nas empresas de grande porte que passou de 33%, em 2012, para 42%, em 2013.

Redes sociais
Os processos apoiados por ferramentas sociais tA?m uma capacidade enorme de transformar os negA?cios. Elas permitem A�s pessoas conectar-se, interagir e atuar coletivamente com surpreendente facilidade e velocidade. No entanto, apesar de todo esse potencial, ainda sA?o poucas as empresas brasileiras que estA?o fazendo uso dessas ferramentas.A�Apenas 39% das empresas brasileiras que possuem acesso A� Internet (96% das empresas pesquisadas) participam desses canais de comunicaA�A?o. O destaque fica por conta do setor de informaA�A?o e comunicaA�A?o que possui uma adesA?o de 63% e o setor de alojamento e alimentaA�A?o com 51%.

Entre as empresas que possuem perfis nas redes sociais, 66% mantA?m uma A?rea prA?pria ou uma pessoa responsA?vel pelo monitoramento da empresa na rede.

A maioria (60%) das empresas brasileiras que estA?o presentes nas redes sociais utilizam essas ferramentas para lanA�ar novos produtos ou serviA�os. Entre as atividades mais comuns das empresas nas redes sociais aparecem tambA�m as promoA�A�es (%4%) e a venda de produtos e serviA�os (34%).

PresenA�a Web
Pouco mais da metade do total de empresas que possuem acesso A� Internet (56%) possui sites ou pA?ginas na Internet, sendo que esta proporA�A?o chega a 89% nas empresas de grande porte. Novamente os setores de comunicaA�A?o e informaA�A?o (90%) se destacam. Entre as empresas de grande porte, apenas 3% nA?o possuem site, mas estA?o nas redes sociais, enquanto que entre as empresas de pequeno porte esta proporA�A?o A� de 13%.

ComA�rcio eletrA?nicoA�
Em 2013, 58% das empresas brasileiras com acesso A� Internet declararam ter comprado pela Internet e 16% venderam por esse meio. Ao fazer uma comparaA�A?o com o levantamento feito pelo Information Society Statistics, da Eurostat, observa-se que a proporA�A?o de empresas brasileiras que vendem pela Internet A� similar A� observada na UniA?o Europeia no mesmo ano, onde 14% do total de companhias declaram realizar esse tipo de operaA�A?o.

Investimento em softwareA�
De um modo geral, somente 31% das empresas que utilizam computador (97% das empresas entrevistadas) afirmaram ter introduzido softwares novos ou que passaram por um aperfeiA�oamento significativo. Esse percentual, nas empresas de pequeno porte, chega a 26% e entre as grandes atinge 52%.

Os softwares mais utilizados sA?o aqueles adquiridos por licenA�a de uso (82%), seguido por software obtido por licenA�a livre (48%) e, finalmente, aqueles adquiridos por encomenda (28%).

O desenvolvimento interno de softwares, que geralmente demanda mA?o de obra qualificada, foi identificado em 43% das empresas de grande porte. Em contrapartida, entre as pequenas e mA�dias empresas a proporA�A?o A� 14% e 25%.

MA?o de obras qualificada
Os dados de 2013 revelam que hA? uma pessoa ou uma A?rea especA�fica de tecnologia da informaA�A?o ou informA?tica em 33% das empresas brasileiras. Naquelas de pequeno porte, essa proporA�A?o A� de 24%, enquanto que nas mA�dias e grandes atinge 51% e 89%, respectivamente.

Quando questionadas sobre as dificuldades encontradas para a contrataA�A?o de profissionais, 51% das empresas responderam que o maior problema A� a falta de qualificaA�A?o especializada em TI.

Fonte: CIO
Link:http://cio.com.br/noticias/2014/05/29/uso-de-tablets-nas-grandes-empresas-cresceu-9-em-um-ano/