ClassificaA�A?o das Falhas no Processo


Hand drawing a black process diagam

 

As falhas apresentadas por um sistema ou processo estA?o diretamente relacionadas aA�confiabilidadeA�do sistema, conforme apresentado em posts anteriores. Quanto a sua classificaA�A?o, as falhas podem ser classificadas de acordo com o tempo de vida do processo, ou seja, seu inicio, maturidade e fim.

Entendendo que um processo A� um conjunto de atividades e tarefas que interagem utilizando recursos para converter entradas em saA�das com valor agregado. Um exemplo bem simples para entender isso A� num processo produtivo, onde a entrada seria o insumo, ou matA�ria-prima, e a saA�da A�o produto ou serviA�o. Logo, se um processo A� falho, vai interferir diretamente no produto final.

TIPOS DE FALHAS

UmA�processo pode apresentar trA?s tipos de falhas classificadas como:

– Prematuras ou de partidas:A�ocorrem no perA�odo inicial de operaA�A?o do processo e tem relaA�A?o direta com a adaptaA�A?o dos equipamentos, capacitaA�A?o dos operadores, falta de maturidade na gestA?o do processo ou falta de informaA�A?o sobre a atividade. Nesta etapa, a taxa de falhas deve ser decrescente.

– AleatA?rias ou causais:A�ocorrem no perA�odo de plena operaA�A?o do processo e estA?o relacionadas a diversas causas aleatA?rias, que podem ser de natureza tA�cnica, operacional e humana. Nesta fase, para que o processo seja eficaz, a taxa de falhas deve apresentar valor mA�nimo constante.

– Por desgaste:A�ocorrem pelo desgaste do processo devido ao tempo de utilizaA�A?o e de sua vida A?til.A�Seu desgaste pode ser antecipado devido A� manutenA�A?o nA?o adequada ou a falta dela, o que causarA? envelhecimento, fadiga ou desgaste nos equipamentos, ou atA� mesmo problemas de gestA?o.

A� importante prestar atenA�A?o nesses tipos de falhas pois o objetivo da gestA?o por processos A� decompor a atividade ter controle para que estejam de acordo com o objetivo estratA�gico da organizaA�A?o, alA�m disso torna mais fA?cil a mediA�A?o do desempenho do mesmo.

As falhas fazem parte do processo, mas se soubermos identificA?-las serA? possA�vel evitA?-las, tornando os processos mais eficientes e prevendo possA�veis erros maiores que podem prejudicar a empresa como um todo.

Fonte: Blog da Qualidade
Autores: Monise Carla Bueno e Rosemary Martins
Link:A�http://www.blogdaqualidade.com.br/classificacao-das-falhas-no-processo/