Gestão de Projetos: administração e metodologia


master_gestão_de_projetos_uam

Muitas pessoas imaginam que o que basta para atuar com Gestão de Projetos é só saber traçar as premissas e largar tudo na responsabilidade de algum assistente. Na verdade, dependendo da empresa onde você trabalha, o envolvimento em alguma tarefa que exige a conquista de clientes, a ampliação do conhecimento da marca dentro do mercado e até mesmo estratégias para melhorar as condições de trabalho dos funcionários requer muitas mãos e muitas ideias. Assim, entra essa forma de administrar projetos dentro da empresa.

Como já dissemos aqui no blog, a área de gestão continua a ser muito procurada por propiciar diferentes âmbitos de trabalho. Você pode ser gestor de marketing ou então gestor de pessoas.

No caso da Gestão de Projetos, que está muito ligada à administração de empresas, saiba que essa área abarca também um pouco de administração e um feeling para gerência. Quem gosta de desafios para trabalhar com objetivos pré-concebidos, se identificará demais com essa carreira.

Saiba que essa profissão está em alta, pois muitas empresas buscam pessoas capazes de gerir projetos.

De acordo com a Microsoft, uma empresa de grande porte exige líderes de projetos e uma equipe preparada para colocar todas as ideias em prática. O profissional precisa ter uma metodologia, item que agrega todas as regras do projeto, e um escopo do que cada integrante da equipe fará. Além disso, parte desse profissional a iniciativa de analisar quanto tempo será gasto para a realização das tarefas por meio do time de colaboradores escolhido. É ele quem monitorará os riscos e formalizará o início e o fim do projeto.

Os objetivos da Gestão de Projetos

Para quem gosta de traçar metas e se preocupa para que elas sejam conquistadas com maestria, essa formação ensinará como aplicar habilidades e técnicas para se atingir aquilo que foi estipulado dentro da equipe de trabalho.

Tudo dentro dos prazos, dos custos e da qualidade do produto final. O Brasil tem um mercado bastante acirrado, o que faz empresas investir nesse profissional para lutar contra a concorrência. Inclusive, a Gestão de Projetos é extremamente valorizada por necessitar de resultados imediatos.

A área de Gestão de Projetos pode ser de grande importância para quem precisa de uma especialização ou para quem visa um MBA. Se você está saturado de fazer a mesma coisa, essa pode ser a reviravolta que falta na sua carreira. Existem muitos cursos que propiciam um pré-conhecimento dessa área, para que o interessado tenha noção daquilo que deseja.

Fonte: Portal Qualidade Brasil
Link:http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/gestao-de-projetos-administracao-e-metodologia