Dicas para o sucesso de indicadores de desempenho

indicadores 2 (1)

Uma das preocupações quando se elabora um indicador ( gráfico ) é ter a possibilidade de avaliar um comportamento, neste sentido, como podemos agregar valor ao processo de avaliação de desempenho? Pensando nisso fica 5 dicas importantes para o seu processo de gerenciamento.

Indicadores sem metas

Como dimensionar um desempenho sem ao menos estabelecer objetivos claros que buscamos, por este sentido antes de tudo deve-se identificar critérios que levem a esta função, sendo elas.

  • Qual a necessidade desta meta?
  • Qual a função real desta meta?
  • Qual o custo deste projeto?

Responsabilidades

Uma das maneiras de se definir um gerenciamento lógico sobre a gestão destes indicadores é a definição de responsáveis sobre a gestão de cada indicador, buscando identificar possibilidades de valores de competência, tais como:

  • Conhecimento sobre processo;
  • Capacidade profissional;
  • Envolvimento pessoal.

Divulgação dos resultados

Lembre-se que a lei do mercado é, para ser lembrado deve-se ser enxergado, então nada mais comum do que de fato criar um processo de divulgação gráfica em painéis localizado em todos os setores, considerando que esta divulgação possa agregar valores de envolvimento e na cultura da organização. Lembre-se que a divulgação dos indicadores de desempenho deve estar voltada aos objetivos da empresa, por isso ao mensurar resultados, seja no que foi feito e o que ainda será realizado.

Capacidade de interpretação

Como interpretar algo sem conhecimento, então antes de tudo, lembre-se que os indicadores divulgados devem estar na linguagem local, ou seja, a terminologia e a representação gráfica deve estar a nível que todos possam compreender sem dificuldades, portanto considere ser simples no desenvolvimento destes indicadores e auto-explicativo sem termos técnicos, utilizando a linguagem de cada processo ou setor.

Treinamento

Não pense em sucesso sem qualificação, e jamais pense em resultado sem ação baseada em capacidade de realizar algo com conhecimento, por isso aplique treinamento sobre a função dos indicadores e como poderia ser possível a aplicação de maneira didática considerando informações relacionadas a necessidade de ação corretiva e avaliação de metas necessárias.

Fonte: Portal Qualidade Brasil
Link: http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/dicas_para_o_sucesso_de_indicadores_de_desempenho