AnA?lise sobre Indicadores de Desempenho

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Claramente os indicadores de desempenho devem ter um A?nico objetivo diante da organizaA�A?o, ou seja, devemos identificar qual a funA�A?o e necessidade deste indicador. Exatamente neste ponto que estarei relacionando o processo de avaliaA�A?o.

Mas quando falamos em nA�vel de eficiA?ncia devemos sempre pensar na responsabilidade das pessoas com relaA�A?o as metas e resultados da organizaA�A?o, entA?o devemos inicialmente relacionar o desenvolvimento de indicadores de desempenho com necessidades.

A participaA�A?o de todos A� fundamental para o melhor desempenho, mas lembre-se que indicadores devem ser constantemente analisados de maneira crA�tica e nA?o somente apA?s a ocorrA?ncia do mesmo, entA?o devemos pensar nos indicadores como ferramentas de aA�A?o preventiva.

Tempo de aA�A?o sobre efeitos

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Como vocA? pode perceber no indicador acima, adicionei uma linha referente a meta deste indicador que A� relacionado ao nA�vel aceitA?vel de rejeiA�A?o em uma linha de produA�A?o, neste caso seria 30, e abaixo relacionei um temporizador classificando o tempo de aA�A?o, nele vocA? pode identificar que durante o TEMPO 1 o comportamento jA? A� crescente, para isso devemos entA?o agir de maneira preventiva sobre a falha evitando a ocorrA?ncia de seus efeitos.

Note que o tempo de resposta na parte 2 jA? se torna mais crA�tico, pois o comportamento jA? estA? em uma situaA�A?o quase que definida pelos efeitos, portanto neste momento alA�m de prevenir devemos pensar tambA�m na contenA�A?o para evitar este crescimento.

Na parte 3 jA? temos um indicador de desempenho fora da meta estabelecida, o que A� crA�tico e automaticamente esta ferramenta perde a sua funA�A?o de ferramenta de prevenA�A?o e torna-se apenas uma indicador.

Indicador Serrote e sua TendA?ncia

VocA? jA? deve ter visto os indicadores que sobem e descem, eles acabam mascarando resultados e nA?o atendem a meta, podemos notar que a tendA?ncia dos efeitos permanece, porque as aA�A�es nA?o foram conclusivas para eliminar o problema.

2 TomeA�cuidadoA�com as aA�A�es que dependem de prazos de resposta, isso acaba sendo o principal responsA?vel pelo efeito serrote e nA?o ajuda em nada nos resultados, entA?o sempre quando pensar em aA�A?o sobre desempenho, devemos agir sobre o que de fato queremos como resultado, e nA?o apenas o que esperamos momentaneamente.

Os indicadores com efeito serrote devem estar fora dos objetivos de aA�A?o e metas da organizaA�A?o.

DefiniA�A?o de Indicadores e Meta

NA?o adianta medir o desempenho sem ter a possibilidade de gerar resultados, portanto ao elaborar um indicador de desempenho, devemos ter claro metas como fator de objetividade sobre a necessidade da organizaA�A?o.

Abaixo elaborei atravA�s do cicloA�PDCAA�um cronograma para o desenvolvimento de indicadores de desempenho, com a finalidade de padronizar cada etapa.

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ReuniA�es periA?dicas devem ocorrer baseada no foco do desempenho dos resultados e tambA�m no planejamento de aA�A�es que modifiquem o comportamento de maneira eficaz.

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Note que na imagem acima temos de uma cronograma de aA�A?o baseada no indicador,portanto mesmo que o problema persista, devemos manter o estudo da causa e ser ir mais a fundo sobre a mesma.

Diante de uma meta onde o desempenho A� importante, o que posso acrescentar A� que o resultado esta diretamente ligado ao envolvimento das pessoas e a anA?lise crA�tica nA?o deve perder o foco.

Fonte: Qualidade Brasil
Link:A�http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/analise_sobre_indicadores_de_desempenho