Facilities: mais que A?rea de apoio


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Apesar de o termo facilities management ter surgido nos Estados Unidos por volta da dA�cada de 1960, no Brasil, a atividade comeA�ou a ganhar espaA�o em meados do ano 2000. De lA? para cA?, os serviA�os de facilities ganharam corpo e importA?ncia dentro do negA?cio, principalmente em empresas que possuem grande quantidade de ativos. Este momento, em especial, quando as perspectivas dA?o conta de que nossa economia crescerA? em tono de 2% e 3%, o estado de alerta leva as companhias a refletirem sobre o que devem fazer para manter sua estrutura, cortando ou otimizando custos. Neste sentido, a gestA?o de facilities chega como grande aliada.

Por meio de um trabalho integrado, uma empresa pode centralizar todos os serviA�os de apoio A� operaA�A?o da empresa, o que significa desde manutenA�A?o tA�cnica, elA�trica, hidrA?ulica e civil, alA�m de paisagismo, seguranA�a, limpeza, mensageria, serviA�os de transporte e fluxo de documentos, entre outros.

Embora sejam serviA�os de apoio, nenhuma empresa, ou empreendimento, pode se dar ao luxo de nA?o tA?-los ou de nA?o se preocupar com eles, sob o risco de prejudicar o andamento do negA?cio. Em contrapartida, quando os serviA�os de facilities sA?o bem realizados e integrados, a empresa ganha em eficiA?ncia e sinergias.
Considerando que A� de responsabilidade desta A?rea cuidar tambA�m de detalhes, como o nA�vel de luminosidade, a temperatura ideal do ar condicionado e a qualidade do ar do ambiente, alA�m de otimizaA�A?o de custos e recursos, os colaboradores tambA�m ganham muito quando estA?o em uma empresa com uma gestA?o de facilities eficiente, o que influencia, inclusive, na satisfaA�A?o e, consequentemente, retenA�A?o das pessoas. Ou seja, embora sejam serviA�os “de bastidores”, que podem passar despercebidos quando tudo opera bem, a gestA?o de facilities A� fundamental para garantir que a empresa foque em sua atividade principal.

No Brasil, que ainda experimenta a expansA?o dos serviA�os de facilities, uma opA�A?o que faz sentido para as empresas A� a terceirizaA�A?o. Quando a organizaA�A?o transfere a gestA?o e operaA�A?o de seus ativos a uma empresa especialista, capacitada e atualizada, tem o benefA�cio de poder focar exclusivamente em seu negA?cio. Mas, neste caso, nA?o estamos falando apenas de transferA?ncia de serviA�o ou terceirizaA�A?o de mA?o-de-obra. O objetivo A� transferir a estratA�gia e a inteligA?ncia para gerar os resultados esperados.

A� claro que muitas empresas ainda nA?o praticam a total transferA?ncia de responsabilidade pela gestA?o de facilities a um terceiro. Muitas acabam terceirizando apenas a operaA�A?o, mantendo a necessidade de controlar e comandar as atividades. PorA�m, existem parceiros que assumem a responsabilidade por todo o processo, ou seja, atuam da estratA�gia A� operaA�A?o. Quando unimos conhecimento, com estratA�gia e os objetivos da empresa, A� possA�vel garantir que a gestA?o de facilities seja executada com a melhor equaA�A?o custo-benefA�cio, gerando maior competitividade ao negA?cio.

Fonte: DCI – SP
Link:A�http://www.dci.com.br/opiniao/facilities-mais-que-area-de-apoio-id381670.html