Compra de insumos para ConstruA�A?o Civil deve ser estratA�gica

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No mercado da ConstruA�A?o Civil, alguns materiais sA?o ofertados por empresas que representam oligopA?lios. A� o caso de elevadores, escadas rolantes, aA�o, cimento, vidros (quando comprados diretamente dos fabricantes) e chapas acartonadas de gesso como forro e paredes de drywall. a�?A concentraA�A?o de mercadorias importantes nas mA?os de poucos fornecedores exige que os compradores se utilizem de um processo denominadoA�strategic sourcingA�- compras estratA�gicas -, para obter sucesso nas negociaA�A�es, no que tange ao prazo para receber o material, A� qualidade e preA�o justoa�?, orienta o gerente de compras Felipe Gustavo Jerez.

Ele explica que oA�strategic sourcingA�consiste na anA?lise da cadeia de suprimentos dos materiais negociados. O comprador precisa ter conhecimento das empresas fornecedoras, dos insumos utilizados nos processos de fabricaA�A?o dos produtos, tributos incidentes, logA�stica de distribuiA�A?o e transporte, preA�os praticados no mercado consumidor e capacidade produtiva.

De posse dessas informaA�A�es e das quantidades necessA?rias num horizonte de tempo determinado, o comprador promove as concorrA?ncias e rodadas de negA?cios junto aos fornecedores. Ao concluir as negociaA�A�es, elabora os contratos masters, que garantirA?o as condiA�A�es comerciais acordadas, como qualidade, melhores preA�os e prazo de entrega previstos no processo.
Em sua opiniA?o, a negociaA�A?o desses itens tende a ser mais vantajosa para os fornecedores, pois a concentraA�A?o dos materiais em poucas indA?strias dificulta a concorrA?ncia.

a�?No entanto, com a elaboraA�A?o e prA?tica de polA�ticas de parceria e alianA�a com os fabricantes, contratos bem negociados e formalizados, volume de compra atraente para negociaA�A�es em escala, planejamento de consumo bem elaborado e cumprido,A�A� possA�vel chegar a um bom patamar de preA�os e garantir as entregas de acordo com as expectativasa�?, afirma.

PACOTES E PROCUREMENT

Jerez lembra que neste cenA?rio as pequenas e mA�dias construtoras encontram mais dificuldade para negociar, pois a compra de pequenas quantidades do material demandado reduz o poder de barganha. Elas sA?o pouco atraentes para os fornecedores quando sua demanda A� comparada ao volume de compras efetuado pelas grandes. a�?Para superar os entraves, os gestores de suprimentos destas empresas devem criar alternativas internas, como a elaboraA�A?o de pacotes de compras, antecedendo futuras aquisiA�A�es para negociar uma quantidade maior de material com esses fornecedoresa�?, orienta. Jerez sugere, ainda, o desenvolvimento da cultura do a�?procurementa��, processo de busca de fornecedores no mercado internacional. a�?Esta prA?tica se apresenta como opA�A?o interessante, visto que, atualmente, existem grandes oportunidades de negA?cios com o mercado europeu, norte-americano e asiA?ticoa�?.

GRANDES VOLUMES

O planejamento de compra e recebimento de grandes volumes de materiais, envolvendo vA?rias obras da construtora ao mesmo tempo, deve ser feito em conjunto com o setor de obras no agrupamento das informaA�A�es contidas nos cronogramas de aquisiA�A�es. A negociaA�A?o das condiA�A�es comerciais e a programaA�A?o de entregas sA?o feitas diretamente com os fornecedores e cabe ao departamento de suprimentos o acompanhamento e recebimento dos materiais nos canteiros de obras.

Neste tipo de negociaA�A?o os profissionais de suprimentos enfrentam os seguintes desafios no desenvolvimento de seu trabalho: vencer a dificuldade em obter internamente as informaA�A�es necessA?rias para a elaboraA�A?o do processo de compras, envolvendo vA?rias obras ao mesmo tempo; quantificar corretamente os volumes dos materiais e serviA�os a serem adquiridos; receber os projetos executivos finalizados, com o escopo correto da contrataA�A?o a ser efetivada e datas reais das necessidades dos materiais e mA?o de obra para desenvolvimento das atividades inerentes A�s obras e acompanhar o cumprimento das clA?usulas negociadas junto aos fornecedores.

Entretanto, segundo Jerez, a principal preocupaA�A?o se refere A� entrega dos materiais. Diante desse quadro, ele recomenda que o comprador acompanhe o andamento de seuA�processo de compraA�junto aos fornecedores. a�?As atividades do setor de suprimentos nA?o se encerram no envio do pedido ou na assinatura do contrato.A�A� necessA?rio fazer o acompanhamento pA?s-compra para minimizar os riscos do nA?o cumprimento dos prazos de entrega prometidos pelos fornecedoresa�?, orienta.

Contudo, diz, caso o fornecedor falhe e nA?o entregue o material conforme o contratado, o comprador deverA? utilizar um plano de contingA?ncia, realizando uma compra emergencial junto a outros fornecedores ou intermediA?rios. a�?Neste caso, o A?nus ou dano causado pelo nA?o cumprimento do que foi estabelecido deverA? ser negociado junto ao fornecedor contratado inicialmentea�?, informa.

Jerez lembra que a negociaA�A?o das compras em carA?ter de urgA?ncia precisa ser feita sem comprometer o orA�amento da obra. a�?Para cada carteira administradaA�A� importante manter outros fornecedores como a�?suplentesa�� e sempre cotar, mantendo um relacionamento de parceria. Assim, caso haja a necessidade de efetuar compras emergenciais, a negociaA�A?o poderA? ser menos dispendiosa caso fosse feita com um fornecedor de ocasiA?oa�?, diz.

ALTO ESCALA?O

Normalmente, os donos das construtoras ou o alto escalA?o administrativo, se envolvem diretamente nas compras de materiais que estA?o nas mA?os de poucos fornecedores, com a intenA�A?o de utilizar estrategicamente as posiA�A�es que ocupam,A�visando retornos positivos junto A� sua rede de relacionamento.

No entanto,A�o setor de compras e suprimentos deve agir e funcionar como ferramenta estratA�gica das empresas e nA?o apenas departamento burocrA?tico ou operacional. Jerez comenta que cada vez mais os compradores estA?o se especializando, realizando cursos em busca de seu desenvolvimento profissional para contribuir com o negA?cio das empresas.

a�?O departamento de suprimentos deve ser visto como parte importante do processo e nA?o como figurante. A� muito importante que haja essa conscientizaA�A?o por parte de todos os escalA�es empresariaisa�?, afirma.
Ele sugere aos compradores que busquem preparo profissional e instruA�A?o adequada para assumir as atividades estratA�gicas de suprimentos e recomenda que nA?o se contentem em praticar apenas atividades burocrA?ticas, que nA?o agreguem valor. a�?Desse modo, tanto o resultado organizacional quanto o esperado pelo profissional em relaA�A?o ao seu desenvolvimento serA?o obtidosa�?, afirma.

Para a realizaA�A?o do trabalho diA?rio, Jerez aconselha a utilizaA�A?o de ferramentas que otimizem o tempo destinado aos processos de cotaA�A�es, negociaA�A�es e formalizaA�A�es de contratos. Estes softwares, informa, trazem produtividade e retorno financeiro positivo aos negA?cios das empresas, tais comoA�procurement, compras estratA�gicas, sistemas de cotaA�A�es eletrA?nicas, sistemas informatizados para compras (ERP) e planejamento de demanda.

Fonte: Construcompras -A�RedaA�A?o AECweb / e-Construmarket
Link:A�http://www.aecweb.com.br/cont/m/cc/compra-de-insumos-para-construcao-civil-deve-ser-estrategica_7376