Astrein oferece base de itens padronizados para otimizar os processos de compras de forma acelerada

Compra de base de itens permite a redução de custos, conformidade aos regulamentos, melhorias na gestão e nos processos

Em virtude do grande crescimento da demanda por serviços de padronização de cadastros, a Astrein, empresa especializada em soluções para centrais de cadastro, gestão de ativos e facilities, investiu na criação de bases de itens padronizados prontas para uso pelas empresas. Os itens, já qualificados, apresentam descrição completa de produtos e serviços, aceleram o processo de compras, permitem redução de custos e garantem a classificação fiscal adequada para a emissão dos documentos fiscais eletrônicos.

Alexandre Siqueira, diretor comercial da Astrein, afirma que o saneamento de dados é fundamental para companhias obterem qualidade de compras e evitar problemas com as classificações fiscais, mas muitas vezes, o processo para realizar a padronização dos dados é longo e demorado. “Com o imenso conhecimento adquirido pela Astrein na padronização de cadastros ao longo dos anos, decidimos investir na elaboração de bases prontas para uso a fim de oferecer uma solução mais prática e econômica, capaz de acelerar os processos de compras”. A aquisição da base de dados pronta pode ser até 70% mais econômica do que realizar o saneamento do cadastro já existente.

A padronização do cadastro de produtos e serviços gera diversas melhorias nos processos de compras como eliminação de multiplicidade de dados e de itens obsoletos, significativa redução de compras erradas, de devoluções e de compras emergenciais, entre outros.

Siqueira afirma que um cadastro bem saneado pode gerar economia de 3% a 7% em compras centralizadas, além de reduzir de 10% a 30% o valor do estoque e do capital imobilizado.
A Astrein conta com a experiência de ter padronizado mais de 4 milhões de itens e 10 mil PD´s (Padrão de descrição) prontos para atender as necessidades de empresas de diversos segmentos. As bases oferecem descrição completa de materiais e serviços, opções multi-idiomas, formação de descrições curta e longa, categorização por família, definição de Nomenclatura Comum do Mercosul, alíquota de IPI, entre outros dados.
Outra vantagem é que o produto é customizado de acordo com as necessidades de cada cliente, onde os itens são selecionados considerando as características do cadastro atual e dos mercados onde a empresa atua. Esta base pré-selecionada é ajustada e validada com o cliente, para depois ser preparada para envio e carga no ERP. Para a atualização com novos itens os clientes podem contratar o serviço especializado de governança de cadastro e assim manter o crescimento de base com a mesma qualidade.

Atualmente o produto apresenta maior demanda em empresas do segmento de mineração, construção civil, óleo e gás, prestadores de serviços principalmente por esses segmentos necessitarem de grande base de materiais e também pelo aquecimento desses setores no mercado. “A Astrein está apta a atender empresas de todos os segmentos que possuem cadastro de itens e que precisam acelerar o processo de padronização e central de cadastros”, explica Siqueira.

 

Veículo: Brasil Engenharia

Data: 01/10/2012