Shoppings investem em tecnologia para gerenciar manutenA�A?o

Antes focados no consumo das classes mais altas, principalmente nas grandes cidades, os shopping centers estA?o se diversificando, se espalhando por todas as regiA�es do PaA�s, conquistando espaA�o nas cidades de mA�dio porte e se voltando tambA�m para as classes mais populares. Entretanto, os milhA�es de clientes que frequentam esses centros de compras todos os dias muitas vezes nA?o tA?m conhecimento do enorme nA?mero de aA�A�es realizadas diariamente para a manutenA�A?o desses espaA�os. IluminaA�A?o, limpeza, ar-condicionado, itens de seguranA�a como hidrantes e extintores, tudo tem que estar em perfeito funcionamento para receber os consumidores. Outra grande preocupaA�A?o do setor no momento A� a sustentabilidade, conquistada a partir de aA�A�es como modernizaA�A?o das estruturas, economia de energia e de A?gua, trata mento de resA�duos, coleta seletiva de lixo, descarte consciente etc.
Para gerenciar todos esses serviA�os, os gestores estA?o investindo cada vez mais em tecnologia, mais precisamente, em softwares focados em gestA?o da manutenA�A?o. O foco A� garantir o conforto dos clientes, aumentar a vida A?til dos equipamentos e reduzir custos.
No passado os serviA�os eram todos terceirizados, o que muitas vezes dificultava o planejamento operacional e a criaA�A?o de um banco de dados confiA?vel, pois muitas vezes o histA?rico de manutenA�A?o era perdido apA?s o fim do contrato com alguma prestadora.
Atualmente percebe-se uma preferA?ncia pela manutenA�A?o orgA?nica, ou seja, os gestores estA?o preferindo diminuir a terceirizaA�A?o de serviA�os para investir na formaA�A?o de uma equipe prA?pria.
Muitos grupos de investidores gerenciam diversos shoppings, em diferentes regiA�es, e muitas vezes os dados de manutenA�A?o eram criados de forma independente e sem padronizaA�A?o, o que dificultava a gestA?o e o planejamento de custos.

Por isso os empresA?rios comeA�aram a buscar ferramentas para otimizar e centralizar a gestA?o de negA?cios.

Alguns softwares disponA�veis no mercado jA? sA?o completamente customizados para auxiliar a gestA?o de shoppings, realizando a centralizaA�A?o de dados, que resulta em maior organizaA�A?o e domA�nio das operaA�A�es, possibilitando a criaA�A?o de estudos e anA?lises para melhor performance, alA�m de planos de manutenA�A?o preventiva e reduA�A?o de gastos.
Com esta nova realidade sA?o os prestadores de serviA�os que devem se adaptar aos sistemas implementados nos shoppings. Com os dados centralizados na administraA�A?o, a empresa garante todo o histA?rico de ocorrA?ncias e reparos realizados. A tecnologia permite tambA�m criar planos de prevenA�A?o, ter gestA?o mais eficiente da equipe, controlar serviA�os terceirizados, programar aA�A�es futuras como troca de extintores e reduzir custos por meio de planejamento de orA�amento, compras mais assertivas, criaA�A?o de anA?lises e desenvolvimento de indicadores para economia de energia, por exemplo.
Com o mercado aquecido e o significativo aumento de empreendimentos a cada ano, o segmento tende a se profissionalizar ainda mais e fazer com que os prestadores de serviA�o desenvolvam tecnologias exclusivas para suprir suas necessidades.

 

VeA�culo: Portal do Shopping

Data: Setembro/2012