Odebrecht implanta soluA�A?o de central de cadastros


A Construtora Odebrecht implantou um projeto de centralizaA�A?o e padronizaA�A?o de seus cadastros de materiais, serviA�os e fornecedores com tecnologia da Astrein .O projeto teve inicio em 2008 com a aquisiA�A?o de licenciamento do software para estruturaA�A?o de central de cadastro e ganhou continuidade com projetos de padronizaA�A?o dos itens. Com mais de 500 mil itens cadastrados, e centenas de obras espalhadas pelo mundo, tornou-se necessA?rio criar uma central e aprimorar o gerenciamento de todo o cadastro.


Rachid Rodrigues, coordenador da central de cadastros e materiais da Odebrecht, conta que diante da grandeza do projeto foi necessA?rio repensar todos os procedimentos. a�?AlA�m de centralizar os cadastros jA? existentes em diferentes unidades do grupo, tivemos que desenvolver um padrA?o para catalogar todos os itens com informaA�A�es tA�cnicas e comerciais. O maior desafio, no entanto, foi mudar a cultura dos usuA?riosa�?.


Com a implementaA�A?o do cadastro em paA�ses da AmA�rica Latina como PanamA?, ColA?mbia e Argentina, houve tambA�m a necessidade de incluir a traduA�A?o de todos os itens, em inglA?s e espanhol. Para redesenhar a central de cadastros, uma equipe tA�cnica foi escolhida para aplicar conceitos e desenvolver as regras para descriA�A?o dos materiais, divididos em dois grupos: padronizados e genA�ricos.


Atualmente os itens padronizados somam 30% do total, enquanto os genA�ricos representam 70%. Nos itens padronizados os formulA?rios de PDMs (PadrA�es Descritivos de Materiais) sA?o criados com as especificaA�A�es tA�cnicas e comerciais, que impedem a multiplicidade indevida de itens, para que nA?o haja dA?vidas na interpretaA�A?o de dados e, consequentemente, erros nas compras.


Para a criaA�A?o de um novo item o usuA?rio solicita o material no sistema, a informaA�A?o passa pela avaliaA�A?o da equipe de cadastros, se o item ainda nA?o existir A� criado obedecendo aos critA�rios do PDM com a descriA�A?o tA�cnica e a traduA�A?o, o novo item A� direcionado para uma categoria prA�-determinada e recebe o cA?digo NCM (Nomenclatura Comum no Mercosul). ApA?s todo este processo as informaA�A�es ainda sA?o aprovadas por um gestor, antes

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da inserA�A?o no cadastro.


O objetivo da equipe atualmente A� aumentar a conscientizaA�A?o dos usuA?rios quanto a necessidade desse procedimento para entA?o ampliar o investimento da empresa neste setor e, assim, alcanA�ar 98% de itens padronizados. a�?O processo A� contA�nuo e demorado, nos prA?ximos dois anos queremos atingir 60% de dados padronizadosa�?, explica.


Rachid destaca que o cadastro deve ter importA?ncia estratA�gica na empresa. Considerando que o volume de compras mA�dio das empresas representa aproximadamente 40% do faturamento, iniciativas como estabelecimento de contratos de fornecimento, compras centralizadas podem gerar de 3 a 7% de reduA�A?o dos custos, quantia que representa economia de milhA�es de reais para a empresa. Ele acredita que a central de cadastros tem potencial para se tornar uma unidade de negA?cio independente da A?rea de TI. a�?Esta iniciativa representa o primeiro passo para criaA�A?o de uma Central de Compras permitindo reduzir custo de aquisiA�A?o e garantindo a qualidade de entrega dos itens compradosa�?, finaliza.


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