Sanasa implementa solução da Astrein para gestão da manutenção de equipamentos.

Cliente da Astrein, empresa especializada em soluções e software para gestão de ativos, facilities e centrais de cadastro, desde 1998, a Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (SP), implantou recentemente um novo projeto com a empresa, com o objetivo de ampliar os controles sobre seus procedimentos, com mais agilidade e precisão nos atendimentos, além de desenvolver um plano de manutenção preventiva dos equipamentos de toda a rede.
Para o projeto, iniciado em novembro de 2011 e concluído em fevereiro de 2012, a Sanasa implantou o SSA – Shared Services Astrein, um software especializado na gestão de manutenção de equipamentos e instalações prediais.
Carlos Reis, agente técnico de manutenção da Sanasa, explica que atualmente a empresa conta com mais de 220 instalações distribuídas no perímetro urbano da cidade de Campinas que necessitam constantemente de serviços de manutenções elétricas, hidráulicas, mecânicas e de adutoras. A equipe recebe cerca de 50 chamados de manutenção por dia e o software é essencial para o gerenciamento de todas as ordens de serviço. “Utilizamos o produto para gerenciar todas as solicitações recebidas, o trabalho das equipes de manutenção em campo e saber exatamente o local e as características de cada equipamento instalado na planta”.
Entre os benefícios apontados por ele está o melhor controle das equipes, centralização das informações, padronização dos dados, controle de equipamentos com terceiros e facilidade de acesso aos dados para todas as unidades da empresa.
Reis destaca que a atualização trouxe mais agilidade nos serviços de manutenção. Integrada ao cadastro de materiais, a solução permite que, antes de sair para executar a ordem de serviço, a equipe responsável visualize o histórico de intervenções do local do chamado e quais equipamentos estão lá instalados. “A operação se torna mais organizada, as equipes já saem com as informações necessárias e preparadas para fazer o reparo, consequentemente, o serviço é executado com maior rapidez”. Atualmente a empresa conta com mais de 6500 equipamentos cadastrados dos quais mais de 4500 estão ativos.
Com ferramentas como o monitoramento das datas de garantia é possível identificar os equipamentos que podem ser reparados sem custos, é possível também reavaliar os prazos dos serviços programados a partir de dados confiáveis a fim de reduzir o tempo da manutenção e, consequentemente, de máquina parada.
O novo sistema provocou também mudanças na forma de acessar os dados. Antes, baseado em servidor, não era acessível a todas as unidades. Agora as informações ficam a disposição na web, permitindo fácil acesso de qualquer local.
No futuro, a Sanasa pretende ampliar as funcionalidades do sistema, desenvolvendo ferramentas para criar indicadores de custos, aplicar dispositivos móveis para coleta de informações em campo e acrescentar ferramentas para cronometrar o tempo de cada serviço executado.
Veículo: Information Week
Data:30/05/2012