Sanasa implementa soluA�A?o da Astrein para gestA?o da manutenA�A?o de equipamentos.

Cliente da Astrein, empresa especializada em soluA�A�es e software para gestA?o de ativos, facilities e centrais de cadastro, desde 1998, a Sanasa a�� Sociedade de Abastecimento de A?gua e Saneamento de Campinas (SP), implantou recentemente um novo projeto com a empresa, com o objetivo de ampliar os controles sobre seus procedimentos, com mais agilidade e precisA?o nos atendimentos, alA�m de desenvolver um plano de manutenA�A?o preventiva dos equipamentos de toda a rede.
Para o projeto, iniciado em novembro de 2011 e concluA�do em fevereiro de 2012, a Sanasa implantou o SSA a�� Shared Services Astrein, um software especializado na gestA?o de manutenA�A?o de equipamentos e instalaA�A�es prediais.
Carlos Reis, agente tA�cnico de manutenA�A?o da Sanasa, explica que atualmente a empresa conta com mais de 220 instalaA�A�es distribuA�das no perA�metro urbano da cidade de Campinas que necessitam constantemente de serviA�os de manutenA�A�es elA�tricas, hidrA?ulicas, mecA?nicas e de adutoras. A equipe recebe cerca de 50 chamados de manutenA�A?o por dia e o software A� essencial para o gerenciamento de todas as ordens de serviA�o. a�?Utilizamos o produto para gerenciar todas as solicitaA�A�es recebidas, o trabalho das equipes de manutenA�A?o em campo e saber exatamente o local e as caracterA�sticas de cada equipamento instalado na plantaa�?.
Entre os benefA�cios apontados por ele estA? o melhor controle das equipes, centralizaA�A?o das informaA�A�es, padronizaA�A?o dos dados, controle de equipamentos com terceiros e facilidade de acesso aos dados para todas as unidades da empresa.
Reis destaca que a atualizaA�A?o trouxe mais agilidade nos serviA�os de manutenA�A?o. Integrada ao cadastro de materiais, a soluA�A?o permite que, antes de sair para executar a ordem de serviA�o, a equipe responsA?vel visualize o histA?rico de intervenA�A�es do local do chamado e quais equipamentos estA?o lA? instalados. a�?A operaA�A?o se torna mais organizada, as equipes jA? saem com as informaA�A�es necessA?rias e preparadas para fazer o reparo, consequentemente, o serviA�o A� executado com maior rapideza�?. Atualmente a empresa conta com mais de 6500 equipamentos cadastrados dos quais mais de 4500 estA?o ativos.
Com ferramentas como o monitoramento das datas de garantia A� possA�vel identificar os equipamentos que podem ser reparados sem custos, A� possA�vel tambA�m reavaliar os prazos dos serviA�os programados a partir de dados confiA?veis a fim de reduzir o tempo da manutenA�A?o e, consequentemente, de mA?quina parada.
O novo sistema provocou tambA�m mudanA�as na forma de acessar os dados. Antes, baseado em servidor, nA?o era acessA�vel a todas as unidades. Agora as informaA�A�es ficam a disposiA�A?o na web, permitindo fA?cil acesso de qualquer local.
No futuro, a Sanasa pretende ampliar as funcionalidades do sistema, desenvolvendo ferramentas para criar indicadores de custos, aplicar dispositivos mA?veis para coleta de informaA�A�es em campo e acrescentar ferramentas para cronometrar o tempo de cada serviA�o executado.
VeA�culo: Information Week
Data:30/05/2012